buritizeiro dá último adeus ao prefeito anderson braga

O prefeito veio a óbito, na última quinta-feira, 9 de novembro, após complicações de saúde.

por Admin em 13/11/2017

Autor(a): ASCOM Fotos: ASCOM BURIZEIRO/ PIRAPORA

Em clima de muita comoção, familiares, amigos e populares despediram do prefeito de Buritizeiro Anderson Fonseca Braga, que faleceu na última quinta-feira, 09 de novembro, vítima de uma síndrome caracterizada pelo desenvolvimento de cistos e tumores no corpo.

Ainda na noite de quarta-feira, 08 de novembro, o prefeito teve complicações em sua residência, sendo levado às pressas para fundação Hospitalar Dr. Moises Magalhães Freire em Pirapora, diante da gravidade do seu estado de saúde, foi encaminhado para a Santa Casa na cidade de Montes Claros, chegando lá praticamente sem vida. Foi feito todo trabalho de reanimação pela equipe médica, mas infelizmente constataram o óbito.

Vida e carreira

O empresário Anderson Fonseca Braga tinha 54 anos e é natural de Pirapora. Ele passou a infância em Lagoa dos Patos onde a família mantém fortes laços até hoje. Foi lá que se lançou na carreira política, sendo candidato a prefeito no ano de 1988, seguindo os passos de seu tio, Raimundo, e do irmão, Warmillon Braga.

Quando jovem, Anderson também morou em Montes Claros, onde estudou na Escola Normal com participação de destaque nos esportes de xadrez, basquete e handball. Ele era casado com Deise Fabíola e pai de dois filhos, Ana Lívia e Pedro. Amigos, consternados, reafirmam a perda de um homem de muita simplicidade, amor pela vida e carinho por todos os que o cercavam, principalmente familiares e amigos.

Sua trajetória em Buritizeiro começou no ano de 2006, quando fez investimentos no comércio e mudou-se para a cidade. Em 2008, lançou sua primeira candidatura no município. Sua vitória eleitoral ocorreu em 2016, em que conquistou 7.015 votos, sendo 49,66% dos eleitores. Para Anderson, foi a realização de um dos seus maiores sonhos: ser prefeito. Em virtude de seu mandato, era Vice-Presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE – AMAMS.

Como gestor, sua principal meta era proporcionar o desenvolvimento social e econômico que o município tanto carecia. Para Anderson o povo de Buritizeiro merecia um novo caminho, onde a vida mudasse para melhor. Mesmo, conciliando tratamento junto às funções de administração do executivo municipal, o prefeito e sua equipe trouxeram várias conquistas importantes para Buritizeiro.

Anderson já cuidava da doença desde 2014, uma enfermidade conhecida por Síndrome de Von Hippel-Lindau (VHL). Atualmente, estava afastado da prefeitura há 30 dias, sendo que passou por cirurgia para retirada de tumores na cabeça, mas a síndrome teria afetado outros órgãos. Desde que se afastou do cargo, o vice-prefeito, Jorge Humberto Rodrigues (PMN), assumiu a função no Executivo. Conhecido como Jorjão da Rádio, o vice agora ocupará o cargo de forma definitiva.

A população, muito comovida, se despediu do prefeito e amigo. O velório de Anderson Braga realizado na câmara Municipal de Buritizeiro, foi aberto a amigos, familiares e toda população. Já na manhã de sexta-feira (10/11), foi realizada uma missa de corpo presente, em seguida o caixão com o corpo do prefeito, foi conduzido em carro aberto pelo Corpo de Bombeiros Militar, até à frente do prédio da prefeitura municipal onde foi executado o hino nacional, jingles de autoria do próprio prefeito que marcaram a última campanha, na oportunidade amigos e servidores prestaram suas ultimas homenagens. Logo após, o cortejo percorreu diversas ruas da cidade, a população se despediu acenando em direção ao féretro. Em ato contínuo, o corpo do Prefeito Anderson Fonseca Braga, foi transladado para a cidade de Lagoa dos Patos, onde mais uma missa de corpo presente foi realizada e na sequência sepultado no cemitério municipal, no qual também, foi sepultado o corpo de seu pai.

Homenagens

Várias autoridades regionais prestaram suas condolências aos familiares: o vice-prefeito Jorge Humberto, vereadores de Buritizeiro, Pirapora e Lagoa dos Patos; o deputado Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT) e a Deputada Raquel Muniz (PSD), que também anunciou a morte do prefeito na sessão plenária desta quinta (9) da Câmara dos Deputados em Brasília/DF.

A prefeito Jorjão decretou luto oficial por três dias, e bastante abalado destacou a luta incansável do amigo que é um exemplo de ser humano, persistência e de muita garra, que lutou bravamente até o último minuto da sua vida, sem nunca desistir, mesmo diante das dificuldades.

“Não há palavras para expressar o tamanho da dor de perder um amigo e companheiro. Mas nesse dia tão triste tenho que ressaltar meu carinho a toda família desse filho, irmão, marido e principalmente grande pai que foi Anderson! Sei que esse sentimento de perda é avassalador, mas sei que existe um sentimento ainda maior, o amor de Deus por seus filhos, e é a Ele, que peço conforto para nossos corações”, finalizou o prefeito.

A missa de sétimo dia de falecimento do prefeito Anderson Braga será celebrada domingo, 19 de novembro, às 08 horas da manhã na Igreja Imaculada Conceição, onde parentes, populares e amigos prestarão as últimas homenagens.

Saindo o féretro da Câmara MunicipalSem título-5Sem título-4