buritizeiro e mais cinco cidades do norte de minas são incluído na zona do semiárido

O município será beneficiado com com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.

por Admin em 29/11/2017

Autor: ASCOM
O Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) aprovou a inclusão de mais seis municípios de Minas Gerais – Buritizeiro, Pirapora, Santa Fé Minas, São Francisco, São Romão e Várzea da Palma – na zona do semiárido mineiro.

A inclusão, segundo a Sudene, se deu a partir de levantamento técnico produzido por grupo de trabalho interministerial, no qual estão inseridos o Ministério da Integração e própria Sudene. A decisão considerou como critérios o percentual diário de déficit hídrico e índices pluviométrico e de aridez.

Para o prefeito Jorjão, esse é um passo importante para diminuir o sofrimento da nossa gente, sobretudo das comunidades rurais que são mais afetados pela seca. Essas famílias serão beneficiadas com políticas inclusivas e direcionadas, visando minimizar os efeitos da estiagem.

Com a inclusão, os municípios já podem contar com incentivos e benefícios fiscais, como, por exemplo, a redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Qualquer atividade pode ser beneficiada com o incentivo de redução do IRPJ, desde que se enquadre em setor econômico, considerado prioritário para o desenvolvimento regional, segundo o Decreto nº 4.213 de 26 de abril de 2002.
A Área Mineira da Sudene ganha mais força, agora são 91 municipios unidos em prol da região, somando força e lutando por melhorias.

Outros incentivos previstos

O montante de recursos previstos para o FNE, em 2018, está estipulado em R$ 23,8 bilhões. Deste valor, R$ 8,3 bilhões serão exclusivos para projetos na área de infraestrutura. Outros R$ 14,8 bilhões serão destinados para produtores e empresários dos setores rural, agroindustrial, industrial, turismo, comércio e serviços.