buritizeiro promove primeiro encontro de empreendedorismo e ecoturismo

O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro em Buritizeiro e Pirapora respectivamente

por Admin em 22/10/2018

Fonte: ASCOM

A prefeitura de Buritizeiro, através da SECTEJ - Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, promoveu na manhã da última quinta-feira (18/10), o Primeiro Encontro de Empreendedorismo que aconteceu no Clube recreativo AABB.

O evento teve como objetivo incentivar proprietários de áreas rurais com atrativos turísticos, empreendedores turísticos, empresários, estudantes e a comunidade, a discutirem soluções para desenvolver o turismo na região, trocar experiências, criar ações produtivas que gerem emprego, renda e conservação do meio ambiente.

As atividades tiveram início com a palavra do prefeito Jorjão destacando as potencialidades turísticas de Buritizeiro e a importância de um encontro como esse para discutir e promove iniciativas sustentáveis, visando à qualidade de vida da população. Para o prefeito, esse é um ponto de partida para várias outras ações que irão acontecer. Jorjão acredita no grande potencial turístico e a sua gestão tem dado todo apoio necessário para alavancar essa área. “Em um breve espaço de tempo, Buritizeiro vai receber um maior número de turistas, uma vez que este evento mexeu com as pessoas e vários empresários ligados a pousadas, entre outras pessoas, já estão se mobilizando e podem contar com apoio e empenho da nossa gestão para facilitar que esse desenvolvimento de fato venha acontecer,” finalizou o prefeito.

Logo em seguida, Marco André do Circuito Guimarães Rosa, falou da importância das políticas públicas, do envolvimento da comunidade com o poder público e da seriedade de tratar o turismo como atividade profissional. “É importante o município pertencer ao programa de regionalização do turismo Brasil, onde te habilita a outras possibilidades junto ao Ministério do Turismo e outras entidades,” finalizou.

O Fundador do Pedal Verde e autor do Guia Mineiro de Mountain Bike Antônio Gonçalves (Ticorico), trouxe a palestra “Prática do Turismo Utilizando a Bicicleta, Entreter Pessoas e Lugares. Ticorico falou sobre o crescente mercado de turismo de bicicleta ou turista biker, como vem sendo considerado. “Aqui na região há muitos atrativos naturais e essas informações não chegam nos grandes centros. Outro ponto importante é tornar a visita do turista, uma experiência agradável e marcante, porque ele levará para sua história esse momento e, consequentemente, influenciará outras pessoas a virem e assim por diante”, destacou. Ticorico ainda afirmou que a bicicleta é uma maneira econômica, ecológica e bastante saudável de se fazer turismo.

Finalizando, Rogério Pereira Alves que é Técnico em Guia de Turismo com especialização em atrativos naturais, Gerente de Empreendimento Turístico Privado em Unidade de Conservação Estadual, apresentou o modelo em desenvolvimento de turismo sustentável da cidade de Bonito em Mato Grosso do Sul.

Rogério mostrou como o turismo transformou completamente a cidade de Bonito em Mato Grosso do Sul, apresentando o modelo de sucesso que pode ser implementado também na cidade de Buritizeiro que tem grande potencial turístico com suas belezas naturais, alavancando o desenvolvimento econômico e social da região.

O segundo dia de evento aconteceu na sexta-feira (19/10), Centro de Convenções em Pirapora, organizado pela Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR).

O Primeiro Encontro de Empreendedorismo promovido pela SECTEJ, contou com a parceria com Cia de Andar – Turismo e Ecoturismo, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Hotel Canoeiros e Serviços Brasileiro de Apoio às micros e pequenas empresas (SEBRAE) e EMUTUR Empresa Municipal de Turismo de Pirapora.