buritizeiro recebe audiência pública para debater regularização de terras rurais

A ação faz parte da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural.

por Admin em 27/04/2018

Autor/Fotos: ASCOM

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), Prefeitura Municipal Buritizeiro, Câmara Municipal, Emater-MG e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buritizeiro realizaram nesta sexta-feira (27/4), audiência pública para debater a retomada do processo de regularização de terras rurais no município de Buritizeiro.

A ação faz parte da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, atendendo demanda histórica da região. Desde a reestruturação do programa, em 2015, o Governo de Minas Gerais já emitiu mais de 2 mil títulos de propriedades rurais.

Presente no evento o prefeito Jorjão reafirmou seu compromisso com o homem do campo. Usando a palavra, Jorjão destacou os investimentos que estão sendo feito na zona rural do município, como implantação de sistema de abastecimento de água nas comunidades, distribuição de sementes, Kit patrulha mecanizada e ontem chegou mais veículo (caminhonete Strada) para melhorar atendimento com rapidez e eficiência por parte da SEDET, Secretaria de desenvolvimento Territorial.

Apesar dos investimentos, uma grande preocupação de prefeito é com a documentação de terras desses agricultores, a maioria deles estão irregulares. Mas com esse programa do governo do estado vai possibilitar a regularização de terras garantindo que os agricultores familiares consigam a liberação de crédito rural, aumentando sua produtividade, consequentemente melhorando a qualidade de vida e valorizando seu imóvel.

Jorjão também falou da parceria com o INCRA. “Quero que todos saibam que não estamos de braços cruzados, estivemos junto ao INCRA, buscando um acordo de cooperação técnica, sendo assim mais de 300 assentados serão assistidos com ação da prefeitura municipal junto ao INCRA, e reafirmo mais uma vez, que Buritizeiro está de portas abertas a todos os agentes que queiram contribuir para o desenvolvimento do nosso município”, enfatizou o prefeito.

A audiência pública aconteceu na câmara municipal de Buritizeiro que foi presidida pelo subsecretário de estado Geraldo Victor que trouxe todas as orientações necessárias para regularização das terras devolutas. Um grande número de agricultores estiveram presentes, além do prefeito Jorjão, presidente da Câmara Ludmila Lopô representando os vereadores, secretários municipais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Dionísio Laranjeira e autoridades locais.

#QuemAmaCuida #CompromissoComOHomemDoCampo