comitê de enfrentamento a dengue, chikungunya e zika apresenta resultado dos trabalhos em 2018

A partir destes primeiros levantamentos, o comitê irá propor novas ações e intervenções de combate ao Aedes de acordo com a realidade identificada.

por Admin em 27/07/2018

Fonte: ASCOM

A prefeitura de Buritizeiro promoveu na manhã desta quinta-feira (26/07), a 4° reunião do comitê municipal de enfrentamento a Dengue, Chikungunya e Zika vírus. O encontro aconteceu na Sala de Reunião da Vigilância em Saúde do município, e teve como objetivo a apresentação projetos em exercício sobre o tema em questão.

O comitê é composto por secretários municipais em sua maioria, a partir de uma câmara técnica, indicada pelos membros do comitê, ambos responsáveis por executar as ações diariamente.

No encontro foram apresentadas as informações sobre os índices de infestação levantados no município pelo 1° Lira realizado em Janeiro de 2018, no período de 22/01 a 19/01.

De acordo com a Gerencia Regional de Saúde (GRS), os resultados tem mostrado eficacia dos trabalhos, constatando apenas 6,1% de positividade para o Aedes Aegypiti – 6,1% de positividade para o Aedes Albopictus.

Ainda foi debatido o término do Primeiro Ciclo 2018, no período de 07/1 a 24/02, onde foi realizado visitas domiciliares no total de 10.052 imóveis trabalhados e 458 Imóveis fechados.

Já o Segundo Ciclo foi realizado no período de 25/02 a 28/04, onde foram 9.546 imóveis trabalhados, sendo que 219 imóveis fechados.
O Terceiro Ciclo foi realizado no período de 05/05 a 07/07, sendo o total 9.980 imóveis visitados, 180 imóveis fechados.

Durante a reunião foi definido o período de realização do 3º Lira ( Levantamento de índice rápido para o Aedes Aegypiti- consiste em uma amostragem larvária bimestral de Aedes Aegypiti em um município para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue ), marcado para a 2º semana do mês de Agosto ( 06/08/2018 à 10/08/2018), onde a partir deste dado, o comitê irá propor novas ações e intervenções de combate ao Aedes de acordo com a realidade identificada no levantamento.