nota de esclarecimento

Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo realiza corte de árvores que colocam em risco a população.

por Admin em 22/07/2020

Fonte: Ascom

A Prefeitura de Buritizeiro, a Secretaria municipal de Infraestrutura e Urbanismo/Obras e a Defesa Civil municipal informam que a remoção das árvores no trecho da Av. Manoel Joaquim de Melo não constitui nenhum tipo de crime ambiental - ao contrário do que vem sendo  alegado por alguns cidadãos, sem nenhum amparo técnico.

O conjunto de eucaliptos há muito tempo vem colocando em risco a segurança de transeuntes, condutores de veículos e moradores vizinhos. Na última temporada de chuvas 2 dessas árvore tombaram sobre a via pública e outra sobre uma residência, causando vários danos. Por sorte, nenhuma vítima.

Além de segurança dos populares, a Prefeitura executa uma importante obra de drenagem pluvial no local, com o objetivo de pôr fim aos alagamentos que há anos causam enormes prejuízos financeiros e materiais a moradores, motoristas, comerciantes e empresários.

Os eucaliptos impedem o avanço da obra. O corte do arvoredo foi devidamente avaliado, e autorizado (legalizado) pelo órgão ambiental, que considerou a necessidade da intervenção estrutural, o interesse público, os riscos já relatados e o fato do eucalipto não se tratar de uma espécie nativa, alvo de preservação.

A obra conta com a parceria da empresa Rima, com a cessão de maquinário e operadores. A Secretaria de Infraestrutura tem a prerrogativa de pugnar pela urbanização ou eliminação de eventuais obstáculos às intervenções nas vias públicas, quando estritamente necessário e relevante.

Sendo uma árvore de grande porte, com raízes fracas, não é recomendado seu plantio e desenvolvimento às margens de ruas e avenidas. Assim, o parecer da Defesa Civil também foi favorável à eliminação total do risco,  informou o Coordenador Rodrigo Cardoso da Cruz.

A Prefeitura de Buritizeiro conta com a compreensão e o bom senso da população