prefeito jorjão encerra governo inaugurando o novo mercado municipal de buritizeiro

A obra foi orçada no valor de R$ 921,8 mil

por Admin em 22/12/2020

Autor/Fotos: ASCOM PMB

O Prefeito Jorge Humberto Rodrigues - "Jorjão" inaugurou, na tarde desta terça-feira (22/12), o novo Mercado municipal de Buritizeiro e a nova praça construída no espaço da antiga “Feira livre das Mangueiras”. A construção foi finalmente concluída após 10 meses de obras, paralisações e retomadas durante a pandemia.

O novo mercado ganhou o nome de "Avelita Rocha Coelho", justa homenagem à incansável trabalhadora que atuou, durante décadas, no comércio de peixes, na feira livre ou percorrendo as ruas. Foi assim que Dona Avelita criou seus 7 filhos e originou as 3 gerações da família Rocha Coelho, hoje com mais de 300 buritizeirenses.

A obra vai revitalizar e modernizar o tradicional comércio popular que há mais de 60 anos funcionou, precariamente (apesar da sua reconhecida importância socioeconômica e cultural) na confluência das Ruas José Vicente, Horácio Esparra e Prefeito Antônio Cândido. Uma longa história de geração de empregos e renda.

O projeto arquitetônico - aprovado pela Caixa Econômica Federal e executado pela empresa RCR Serviços Ltda - é fruto do Programa de Desenvolvimento e Infraestrutura turística, orçado no valor de R$ 921,8 mil. Somou recursos do Governo federal, Prefeitura e emenda parlamentar do Deputado federal Ademir Camilo.

• Ampla estrutura e dever cumprido

O centro comercial compreende 32 boxes, piso superior com espaço gourmet (ideal para restaurante, lanchonete ou pastelaria), pontos para açougue e peixaria, quiosques na área da praça, artesanato e amplo espaço para bancas móveis. Oportunidade para o pleno funcionamento de 45 empreendimentos, em conformidade com todas as exigências sanitárias.

O mercado e o novo visual da praça - com calçamento, iluminação, sinalização, sanitários, ponto de ônibus, gramado e arvoredo - substituem as antigas barracas, bancas e tendas, incrementando o trabalho dos feirantes, ambulantes e pequenos produtores rurais. Conforto, comodidade e higiene aos consumidores.

"Estamos encerrando o mandato com a sensação de realizações e dever cumprido, principalmente em relação a esse empreendimento, tão importante e tão esperado por toda a nossa população. Um marco histórico e um investimento que impulsionará o desenvolvimento local", discursou o Prefeito "Jorjão".

A placa inaugural faz menção a 14 feirantes  que fizeram parte (alguns deles ainda estão em atividade) da história na antiga feira. Nos últimos 30 anos eles não desistiram de sonhar com a construção do mercado. Final feliz, porque o sonho se concretizou em realidade.