prefeitura de buritizeiro promove conferência municipal dos direitos da criança e adolescentes

Com o objetivo, mobilizar a sociedade civil para a construção de propostas voltadas para a afirmação de políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações no enfrentamento as violências contra a criança e ao adolescente.

por Admin em 06/11/2018

Autor: ASCOM Fotos: Fred Lacerda

Aconteceu na tarde desta terça-feira (06/11), na câmara municipal de Buritizeiro, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi promovido pela prefeitura de Buritizeiro através da SEDEST - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

Em seu discurso o prefeito Jorjão, lembrou que há quase dez anos o município não promovia a conferência, o que lamentou profundamente, mas garantiu que no seu governo todo apoio às medidas de proteção e garantias para a criança e ao adolescente, serão primordiais por parte da secretaria de assistência social.

A secretária Eva Juliana fez a abertura do evento falando do desafio em desenvolver políticas públicas em favor da criança e do adolescente.

Dentre os objetivos principais estão o de apontar os desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o pleno acesso as políticas sociais, formular propostas para o enfrentamento da violência, democratizar os espaços de deliberação e controle social das políticas públicas, garantir e qualificar a participação dos mesmos nas escolas, família, comunidade, sistema de justiça, conselhos de direitos da criança e do adolescente, além de promover ações para a garantia à promoção da igualdade e elaborar propostas para a ampliação do orçamento e aperfeiçoamento da gestão dos fundos para a criança e ao adolescente.

Também participou da Conferência como palestrante principal o juiz da comarca de Pirapora, Dr. Espagner Vaz Leite, Juiz da vara da infância e da juventude. Em sua palestra ele citou diversos exemplos de como a sociedade e o poder público devem tratar de casos que envolvam menores e adolescentes, garantindo a eles os direitos estabelecidos pela legislação vigente.

Foi formada uma Comissão Especial Temporária indicada pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), compostas por três membros da sociedade civil e mais três membros governamental.

O evento ainda contou com a presença de Aline Dorázio (Presidente do CMDCA), Alessandra Gameleira (Diretora de Controle Social), Eva Juliana (Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda), Ludmila Lôpo (Presidente da Câmara municipal de Buritizeiro), Lucas Daniel (Membro do Conselho da Juventude), Além de representantes do Conselho Tutelar e outros seguimentos da sociedade que lotaram o plenário da câmara.