prefeitura e saae investem na expansão da rede de água em buritizeiro

Boas notícias para os moradores dos bairros da parte alta da cidade

por Admin em 08/10/2018

Fonte: Cláudio César Moreno/ SAAE

Desde o ano passado, o SAAE- Buritizeiro, juntamente com a Prefeitura vem promovendo a expansão da rede de distribuição de água que atenderá principalmente os bairros da parte alta da cidade. A nova rede de água se estenderá também para a área onde será construído um novo conjunto habitacional do programa “Minha Casa Minha Vida”, que prevê, numa primeira etapa, a construção de 346 moradias populares, com previsão de chegar a mais de 500, viabilizadas com o empenho do Prefeito Jorjão.

A expansão da rede adutora, soma investimentos da ordem de R$ 1.800.000,00 (hum milhão e oitocentos mil reais), sendo parte deste valor proveniente de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e outra parte de economia feita nos cofres da Autarquia Municipal.

O diretor do SAAE, o Eng. Civil Nilo Mendonça, relatou à nossa reportagem que a obra está sendo viabilizada devido a um planejamento de curto e médio prazo e controle de despesas nos últimos meses. Ressaltou ainda o comprometimento dos servidores da Autarquia para que tudo fique pronto até o início do mês de novembro deste ano.

De acordo com Dr. Nilo, esta obra de expansão do sistema de abastecimento de água deveria ter sido realizada há pelo menos seis anos, que foi o período em que o projeto anterior deveria ter sido reformulado para atender às novas demandas do município. O diretor do SAAE enfatizou que “a oferta de água tratada e o esgotamento sanitário são fatores primordiais para que o município receba investimentos”.

Além da expansão da rede de água, está sendo equipado o novo reservatório na Av.  Presidente Getúlio Vargas (esquina com a Av. Deca) com capacidade de armazenamento de 700 mil litros de água. Este reservatório servirá de garantia de abastecimento para os bairros da parte alta da cidade.  “O terreno deste reservatório foi adquirido pelo SAAE em 2009, quando planejamos a sua construção. Sugerimos, em 2017, a interligação da Av. Getúlio Vargas à Av. Extremidade. O terreno foi doado ao município, o que garantiu ao SAAE melhor aproveitamento das redes e ao município um corredor viário, que facilitará a circulação” concluiu o Diretor do SAAE.

O prefeito Jorjão comprometido com a comunidade, visa captar recursos com emendas parlamentares para estender ainda mais as redes adutoras de água e para a construção de um outro reservatório, com capacidade de armazenamento maior que o atual, o que proporcionará ao município tranquilidade para planejar os próximos 20 anos de crescimento.