projeto catira de sementes de buritizeiro é destaque em programa estadual da emater -mg

250 produtores rurais já foram beneficiados com o projeto.

por Admin em 11/04/2019

Fonte: ASCOM/ SEDET

Uma grande iniciativa que vem dando bons resultados em Buritizeiro é o Projeto Catira de Sementes que está sendo desenvolvido pela prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial em parceria com a EMATER, Rotary e Associações Rurais.

Com apoio irrestrito do prefeito Jorjão que é um grande incentivador do agronegócio, o projeto consiste na troca de sementes crioulas, plantas nativas, não condicionais e medicinais entre os produtores de Buritizeiro e outros municípios.

O programa no ano de 2018 beneficiou 250 produtores, com oferta de curso de capacitação em meio ambiente e práticas agroecológicas mais de 80 espécies preservadas.
Esse projeto de Buritizeiro foi um dos vencedores do Programa Estadual da EMATER-MG com o prêmio de “Melhor Ação Extensionista”.

DIA DE MEIO AMBIENTE E AGROELOGIA EM SÃO BENTO

No último dia 22 de fevereiro a Comunidade de São Bento passou por uma capacitação em meio Ambiente e Agroecologia, trabalho que vem sendo desenvolvida pela prefeitura municipal através da SEDET, Secretaria de Desenvolvimento Territorial desde 2017.

Na ocasião foram abordados os seguintes temas: hortas caseiras com distribuição de sementes de hortaliças, como produzir adubo orgânico de plantio na própria casa, como controlar de forma alternativa as pragas e as doenças das hortas.

Finalizando com lanches e uma grande confraternização entre os moradores de São Bento. Além dos moradores, o evento contou com as presenças do Secretário Francisco Gameleira (Chiquinho - SEDET), Diretor de Agronegócio Adriano, Técnicos da EMATER Buritizeiro Carlos Alberto e Carlos Antunes.

Ações assim vão continuar acontecendo nos distritos e em todas as comunidades rurais, uma exigência do prefeito Jorjão que é acompanhar de perto as demandas e buscar soluções para minimizar as dificuldades das famílias rurais.