projeto cidade digital, internet para todos começa a ser implantado em buritizeiro

O município de Buritizeiro, através da administração, e de muito esforço do prefeito Jorjão conseguiu desengavetar o Projeto Cidade Digital do Ministério de Ciências Tecnologia Inovação e Comunicação. Investimento de mais um milhão e duzentos mil.

por Admin em 13/09/2018

Fonte: ASCOM

Começou essa semana em Buritizeiro as obras do Programa Cidade Digital, internet para todos. Esse programa é uma iniciativa do MCTIC que está trazendo conexão em banda larga a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública e inclusão social Buritizeiro havia se habilitado há algum tempo, mas o projeto não saía do papel.

Recentemente o prefeito Jorge Humberto (Jorjão) esteve em Brasília com assessores e conseguiu viabilizar o projeto que já está em construção na cidade.  Estão sendo investidos 1,2 (um milhão e duzentos mil reais), “hoje praticamente todo cidadão tem um celular, mas nem todo tem condições de pagar uma internet. Corremos, fomos atrás e garantimos esse beneficio para Buritizeiro”, disse o prefeito Jorjão.

Nessa primeira etapa, as obras estão por conta da empresa ECODRILL PERFURAÇÕES DIRECIONAIS, responsável pela parte de infraestrutura, que é a perfuração direcional não destrutivo para instalação de dutos PEAD ou AÇO de vários diâmetros nas ruas por onde passarão os cabos ópticos, preparação dos espaços onde funcionarão as centrais e os pontos de conexões.

A segunda etapa da obra ficará por conta da empresa PETCOM ELETRONICA E TELECOMUNICAÇÕES. Essa empresa é especializada na área de implantação de redes e sistemas de comunicação. É ela que cuidará da distribuição de 23 quilômetros de cabos ópticos e da configuração dos servidores.

Serão três servidores centrais, um na prefeitura, farmácia de minas e outro na secretaria de obras, além de mais vinte e três pontos espalhados pela cidade. Esses vinte e três pontos receberão dos três servidores, a internet via fibra óptica de maneira subterrânea. Todas as secretarias, setores da prefeitura e até Polícia Militar terão suas internets através do Programa Cidade Digital.

Todas as empresas de internet de Buritizeiro poderão se cadastrar junto à prefeitura, oferecendo acesso com mais qualidade e preços bem abaixo do valor de mercado para a sociedade. A partir daí, a distribuição para as casas e comércio será via poste. A população poderá ainda ter acesso à internet gratuita nas praças públicas. Outra possibilidade é de que o Cidade Digital permitirá ao município, a criação do olho vivo, que é a instalação de câmeras de monitoramento, dando mais segurança às pessoas, principalmente à noite.

A obra tem previsão para durar cinco meses, e será necessário a compreensão da sociedade, uma vez que poderá ocorrer perfuração em algumas calçadas.