Após 50 anos, Prefeitura de Buritizeiro entrega nova balsa e novo rebocador para o Distrito de Cachoeira do Manteiga

Ascom/Buritizeiro.

O sentimento de emoção tomou conta de todos, na tarde da última sexta-feira (15/07), no Distrito de Cachoeira do Manteiga, quando a nova embarcação (balsa) se aproximava do ponto de embarque e desembarque do distrito. Nomeada como Balsa prefeito Anderson Braga, em homenagem ao ex-prefeito e pai do prefeito, Pedro Braga, o principal transporte da região, também faz reverência a Márcio Alves Pereira (Babão), balseiro por muitos anos que emprestou o nome ao rebocador da balsa.

Doada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), a embarcação recebeu investimentos e cuidados especiais, por parte da Prefeitura de Buritizeiro, para as adequações necessárias. Com capacidade para transportar vinte e cinco veículos ou dois bi trens, o novo equipamento também recebeu a instalação de rampas (de entrada e saída), o que vai agilizar a travessia do Rio São Francisco e facilitar os embarques e desembarques dos usuários. Além disso, foi ampliada a segurança, conforto e eficiência da balsa, com o anexo do guarda-corpo, a implantação dos acentos com cobertura, a revitalização de todo sistema elétrico e dos motores, que foram retificados e lubrificados.

“Que alegria poder proporcionar esse momento, e aqui, agradeço aos empresários (produtores rurais) parceiros, que estiveram juntos com a administração para que pudéssemos entregar essa balsa para o Distrito. Sabemos que esse novo transporte trará muitos benefícios como a travessia de grãos, pois agora a nova balsa comporta dois bitrens. A balsa possui um rebocador com dois motores, o que nos dá a garantia de não corrermos o risco de ficar sem o transporte marítimo. Sem falar no espaço que ela oferece, com a capacidade de colocar um número maior de veículos e de pessoas, facilitando as idas e vindas de todos”. Pontuou o prefeito Pedro Braga ao inaugurar a operação da nova balsa.

Estiveram presentes no evento o prefeito, Pedro Braga, o vice-prefeito, Marcelo Osório, o presidente da Câmara de Vereadores, Walmir Júnior, o chefe distrital, Jullierme Fagundes, a tripulação da balsa, o comandante Iorran, Reginaldo, Anilson e Paulo Brito, a mãe do homenageado, Adelaide Pereira, e ainda os vereadores Leanderson Sarrá, Sandrinho, Sérgio Pereira, Juliana do Semas, Renata Araújo e os servidores do município e moradores de Cachoeira do Manteiga.