Prefeitura de Buritizeiro promove ações preventivas em atenção ao período chuvoso

Ascom/Buritizeiro
Com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, a Prefeitura de Buritizeiro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) e da Defesa Civil vem trabalhando de maneira preventiva, a fim de diminuir os impactos da chuva no município. As medidas como a criação de valas de drenagem, bacias de contenção de água, limpeza de bueiros e canais para desobstruir a passagem das águas, podas de árvores, são algumas das ações que podem evitar o alagamento durante o período de chuvas.
As valas de drenagem e as bacias de contenção são áreas propícias ao acúmulo controlado de água, fazendo um recebimento temporário de uma grande vazão que chega naquele ponto a tempo de proporcionar uma saída de água numa vazão controlada, que não proporcionará danos à região.
As ações visam repetir o mesmo trabalho de prevenção realizado no final do ano passado, quando o volume de água das chuvas foi maior que o esperado. “Esse trabalho de prevenção é necessário, estamos dando continuidade ao trabalho que realizamos em 2021/2022, onde tivemos a cheia do Rio São Francisco, dando total assistência às famílias ribeirinhas, e colocando em prática essas ações que estão sendo realizadas no momento, atuando com equipes da Semiu e da equipe Estratégica da Defesa Civil de Enfrentamento ao Período Chuvoso”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Cardoso.
O prefeito Pedro Braga destacou que o trabalho integrado das secretarias resulta no bem-estar e na qualidade de vida da população. “Segurança nunca é demais. Embora todos os setores já saibam como agir, queremos aprimorar ainda mais essa atuação. Estamos relembrando o que já foi feito no ano passado e pensando em novas estratégias antes, durante e depois das chuvas. A população pode ficar tranquila que estará mais uma vez bem assistida”, ressaltou Pedro.