Carregando...
ACESSIBILIDADE   -A   +A
Redec se reuniu com Defesas Civis para discutir sobre planos de contingências para chuvas intensas

Redec se reuniu com Defesas Civis para discutir sobre planos de contingências para chuvas intensas


Ascom/Buritizeiro
Com a chegada do período chuvoso intenso previsto para o biênio 2022/2023, a 14ª Regional de Defesa Civil – REDEC, através do agente regional, Nilton de Souza Silva Júnior, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 27/10, com os coordenadores das Defesas Civis de vários municípios, dentre eles, Buritizeiro, Pirapora, Várzea da Palma, Jequitaí e Curvelo. Em pauta, foi ressaltada a importância da estruturação das coordenadorias municipais e a discussão das ações para o próximo período chuvoso.
A REDEC tem a competência de executar e supervisionar as políticas públicas voltadas a desastres e as ações de proteção a defesa civil em âmbito regional, a partir das diretrizes técnicas emanadas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil - CEDEC, órgão central de proteção e defesa civil do Estado, baseadas nas premissas da proximidade e acessibilidade ao cidadão. A 14ª Regional atende 53 municípios no Estado de Minas Gerais.
O encontro aconteceu na sala de reuniões da Vigilância em Saúde. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Buritizeiro, Rodrigo Cardoso, o trabalho de prevenção e planejamento é necessário para que possamos desenvolver uma assistência com mais eficiência e tranquilidade. Lembrando que cada município precisa desenvolver um trabalho dentro da sua realidade buscando minimizar os efeitos das chuvas que já estão previstas para o próximo mês.
“Quero reiterar o compromisso da Prefeitura para que não falte nada à população mais vulnerável, sempre com muito critério e organização, da mesma forma como lidamos com as chuvas intensas, registradas no início do ano. A gestão municipal está empenhada em realizar o preventivo e o emergencial, dando assistência a todos”, frisou o prefeito, Pedro Braga.
Estiveram presentes no encontro os coordenadores Carla Diana de Souza (Pirapora), Jeferson Pereira da Silva (Curvelo), Vagner Souto (Jequitaí), Pedro Eustáquio (Várzea da Palma) e o Tenente Martins do 55º batalhão da Polícia Militar de Pirapora.
O coordenador Rodrigo, intensifica que é importante a população fazer o registro através do SMS. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199, para receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.