Redec se reuniu com Defesas Civis para discutir sobre planos de contingências para chuvas intensas

Ascom/Buritizeiro
Com a chegada do período chuvoso intenso previsto para o biênio 2022/2023, a 14ª Regional de Defesa Civil – REDEC, através do agente regional, Nilton de Souza Silva Júnior, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 27/10, com os coordenadores das Defesas Civis de vários municípios, dentre eles, Buritizeiro, Pirapora, Várzea da Palma, Jequitaí e Curvelo. Em pauta, foi ressaltada a importância da estruturação das coordenadorias municipais e a discussão das ações para o próximo período chuvoso.
A REDEC tem a competência de executar e supervisionar as políticas públicas voltadas a desastres e as ações de proteção a defesa civil em âmbito regional, a partir das diretrizes técnicas emanadas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil - CEDEC, órgão central de proteção e defesa civil do Estado, baseadas nas premissas da proximidade e acessibilidade ao cidadão. A 14ª Regional atende 53 municípios no Estado de Minas Gerais.
O encontro aconteceu na sala de reuniões da Vigilância em Saúde. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Buritizeiro, Rodrigo Cardoso, o trabalho de prevenção e planejamento é necessário para que possamos desenvolver uma assistência com mais eficiência e tranquilidade. Lembrando que cada município precisa desenvolver um trabalho dentro da sua realidade buscando minimizar os efeitos das chuvas que já estão previstas para o próximo mês.
“Quero reiterar o compromisso da Prefeitura para que não falte nada à população mais vulnerável, sempre com muito critério e organização, da mesma forma como lidamos com as chuvas intensas, registradas no início do ano. A gestão municipal está empenhada em realizar o preventivo e o emergencial, dando assistência a todos”, frisou o prefeito, Pedro Braga.
Estiveram presentes no encontro os coordenadores Carla Diana de Souza (Pirapora), Jeferson Pereira da Silva (Curvelo), Vagner Souto (Jequitaí), Pedro Eustáquio (Várzea da Palma) e o Tenente Martins do 55º batalhão da Polícia Militar de Pirapora.
O coordenador Rodrigo, intensifica que é importante a população fazer o registro através do SMS. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199, para receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.