Compromisso Nacional Criança Alfabetizada chega a Buritizeiro: Município Investe na Formação de Professores

No último dia 09 de abril, o município de Buritizeiro deu início ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento teve como marco inicial o Seminário de Formação em Leitura e Escrita na Educação Infantil, realizado na Câmara Municipal de Vereadores. O secretário municipal de educação enfatizou que a formação proporcionaria análise, reflexão e atualização das políticas educacionais de alfabetização, destacando sua importância para a base educacional.

A segunda etapa do evento contou com a transmissão da Live "Seminário de Abertura da Região Sudeste", organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mesa redonda teve como tema central "A leitura e escrita na educação infantil: uma experiência de desenvolvimento profissional para a Educação Infantil", com a participação de professores de diversas instituições renomadas.

Buritizeiro foi contemplado com 47 vagas, distribuídas em duas turmas. Além disso, o município se destacou pela integração de profissionais residentes em cidades vizinhas, como Pirapora, que contribuíram para a formação de uma segunda turma. Essa iniciativa visa facilitar o acesso à formação semanal dos professores, considerando as dificuldades de deslocamento.

Os encontros de formação serão híbridos, combinando atividades presenciais e online, abrangendo temas essenciais para aprimorar a prática pedagógica. Ademais, outras ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estão em andamento, incluindo formações para professores, gestores e pedagogos do Ensino Fundamental, além da utilização da plataforma "Criança Alfabetizada – CAED/UFJF" para avaliações e monitoramento da aprendizagem.

Com essas iniciativas, Buritizeiro demonstra seu compromisso em elevar os índices de alfabetização, investindo na formação contínua de seus profissionais da educação e no desenvolvimento integral de seus alunos.