Carregando...
ACESSIBILIDADE   -A   +A

História da Cidade

Navegando pela linha do tempo..
No ano de 1962, a lei estadual nº 2764, de 30 de dezembro criou o município de BURITIZEIRO.
Oficialmente, Buritizeiro deixou de ser uma vila subordinada à Pirapora e passou a ser reconhecida como cidade independente no ano de 1963, (quando também recebe o nome definitivo de Buritizeiro que tem sua origem devido às grandes quantidades de palmeiras de Buriti, planta típica do cerrado, seu fruto, além de rico em vitaminas A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também é transformado em doces, sucos, picolés, licor, vinho, sobremesas de paladar peculiar e até ração de animais), exatamente na data de 1º de março, graças ao movimento de pró-emancipação A nossa bandeira foi criada no mesmo ano e os seus símbolos significam: A palmeira buriti que deu origem o nome da cidade e tem em grande abundância. As garças que fazem parte da fauna e flora do município. Os remos e os peixes representam a pesca unida pela água do Velho Chico sendo um elo físico, econômico e social.
A ponte férrea Marechal Hermes, elo de ligação a Pirapora e Buritizeiro, com 692 metros e 08 metros de largura, criada em novembro de 1922. Geograficamente está localizado no Norte de Minas Gerais e Alto Médio São Francisco, encontra-se em área de cerrado e integra o conjunto dos municípios mineiros da RMNE – Região Mineira do Nordeste. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, é o 5º maior município em extensão do Estado, com 7 249 km². A população do município, segundo o IBGE é de 28.121 habitantes (2020). Situa-se às margens do rio São Francisco com mais de 300 km de extensão e da rodovia BR 365. Buritizeiro também está entre as cidades que integram o Circuito Turístico Guimarães Rosa e tem como destaque em seu patrimônio histórico o prédio da Fundação Educacional Caio Martins a Ponte Marechal Hermes e o prédio da Estação Ferroviária.
A história de Buritizeiro foi marcada pela luta incansável de homens de coragem que desejavam viver em uma cidade com independência político-administrativa, traçando o seu próprio destino e o destino de sua gente. É uma cidade jovem e promissora, detentora de riquezas naturais, históricas, culturais e artísticas.
Enfim, somos um povo de mais de meio século, que na sua diversidade compomos a história deste lugar, somos sujeitos que se constituem e somos constituídos no espaço vivido, somos pescadores, lavadeiras, agricultores, barranqueiros, vazanteiros, geraizeiros que ocupamos nosso espaço, ressignificando a nossa territorialidade. Somos Buritizeiro, este torrão querido.