Prefeitura de Buritizeiro anuncia projeto de Habitação Social pelo Minha Casa Minha Vida, para construção de 150 casas

A Prefeitura de Buritizeiro tem a satisfação de anunciar um novo empreendimento social voltado para proporcionar habitação digna a pessoas de baixa renda. Trata-se da iniciativa de construção de 150 residências populares no Bairro Alto São Francisco, com o objetivo de conceder à comunidade a oportunidade de sair do aluguel e alcançar o tão almejado sonho da casa própria.
Esta empreitada integra o Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a administração municipal de Buritizeiro, na qual o município foi classificado na modalidade entidade, sendo a entidade Alu Ferreira a escolhida.
As 150 famílias selecionadas para serem beneficiadas se inscreveram no dia 26 de outubro de 2023, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda – Sedest, no ginásio da Escola Municipal Benedito Conceição Roquete.
É crucial destacar que as inscrições constituem parte integrante do processo de pactuação. Vale ressaltar que será formada uma lista de espera, já que a apresentação da documentação é necessária para garantir as moradias. Durante a fase de verificação da documentação, é esperado que algumas pessoas sejam desqualificadas. Todas as inscrições foram encaminhadas para o Ministério das Cidades. Se houver outro processo, as inscrições seguirão as orientações atuais.
O Ministério das Cidades liberou, nesta quinta-feira (23), as propostas de construtoras e municípios para a construção de moradias populares por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, o estado de Minas Gerais teve 112 empreendimentos selecionados pela pasta, com a previsão de construção de 15.955 unidades habitacionais.
O projeto conta com a contrapartida da prefeitura, que oferece terreno regularizado, documentação necessária, infraestrutura, apoio social e serviços de iluminação. Essa iniciativa, resultado dos esforços da atual gestão, representa um marco no compromisso de promover políticas habitacionais inclusivas e de desenvolvimento social.
As 150 residências populares serão destinadas especificamente a pessoas de baixa renda em condições socioeconômicas desfavoráveis. Com essa medida, a Prefeitura visa assegurar que as famílias contempladas tenham a oportunidade de viver em um ambiente seguro e digno, proporcionando estabilidade e qualidade de vida.
A construção das 150 casas no Bairro Alto São Francisco é fruto do compromisso e da responsabilidade social da Prefeitura de Buritizeiro, que se dedicou a fornecer a infraestrutura necessária para a implantação das moradias populares, incluindo a construção da UBS Jacy Peixoto e a pavimentação asfáltica do local. O acesso à habitação adequada é um direito fundamental e, por meio desse projeto, será possível oferecer uma solução tangível para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica.