Prefeitura de Buritizeiro inicia instalação de usina de oxigênio, um marco na Saúde

Ascom/Buritizeiro

Para garantir a qualidade no atendimento aos pacientes do Hospital Municipal Doutor Rodolfo Mallard, a Prefeitura de Buritizeiro está investindo na instalação de uma rede de gases medicinais. O projeto de canalização de oxigênio é um marco na saúde de Buritizeiro, que terá a capacidade de produzir em torno de  6 mil m³  por mês. Essa reserva será responsável por todo o processamento de oxigênio para o consumo dos 42 leitos de internação do local.

Em fase final de montagem, o equipamento, composto por tanque de oxigênio, rede de oxigênio, ar comprimido e vácuo, permitirá o fornecimento contínuo e seguro dos gases medicinais para os pacientes. “Eu me emociono em falar desse projeto em meio a essa pandemia, que já se arrasta por dois anos, sabendo das dificuldades da falta de oxigênio no mercado e o aumento de pacientes crônicos e sequelados pós Covid-19 em dependência de oxigênio”, pontuou a diretora do Hospital, Josý Rodrigues.

Novos Equipamentos - Com o objetivo de melhorar o atendimento e oferecer mais agilidade nos exames cardíacos, a Prefeitura de Buritizeiro, realizou a compra de um aparelho de eletrocardiograma (ECG) e de um desfibrilador. Os novos aparelhos estão sendo adquiridos para melhorar a estrutura da Urgência e Emergência do Hospital Municipal.

“É motivo de muita alegria, implantarmos esse projeto em meio a reforma do nosso Hospital. A cada passo dado, temos a certeza que iremos entregar uma estrutura de qualidade para a população. Nesse momento estamos acompanhando, juntamente com a equipe de engenheiros da Prefeitura, todo o processo de criação e instalação da usina. Vivemos um momento em que cada detalhe significa salvar vidas. Os nossos esforços estão voltados para entregar uma rede de infraestrutura  necessária para prestar o melhor atendimento na saúde de Buritizeiro”, ressaltou o secretário de saúde, Sinvaldo Alves.

O prefeito Pedro Braga, enfatizou: “A usina de oxigênio vai assegurar o abastecimento de nossos pacientes, reforçando a nossa estratégia de garantir com que o nosso Hospital Municipal, possa estar sempre abastecido, estabilizado com o consumo de oxigênio e deixar de ser dependente do consumo através de cilindros, causando tantos desperdícios. Nossa preocupação é garantir que Buritizeiro esteja equipado para qualquer emergência, pois, em tempos de pandemia, precisamos estar preparados para qualquer situação inesperada”, concluiu o gestor.