Prefeitura de Buritizeiro Utiliza Drone em Ações de Combate ao Mosquito da Dengue

A Prefeitura de Buritizeiro, por meio da Secretaria de Saúde – SMS, está intensificando suas ações de combate ao mosquito da dengue no município. Na última semana, os agentes comunitários de saúde e de endemias realizaram vistorias nos quintais das casas, utilizando um drone para mapear possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em alguns bairros já monitorados pela Secretaria da Saúde.

A iniciativa faz parte do aplicativo inovador "Mosquito Zero", desenvolvido pela Prefeitura local, que visa combater o Aedes aegypti e as arboviroses. Além do uso do drone, o aplicativo também utiliza armadilhas Pneutramp 3D para monitorar a infestação de mosquitos em áreas específicas, e conta com um "Chatbot" para interagir com a população e esclarecer informações sobre os riscos da doença e medidas de prevenção. O número do “Chatbot” é 71-99700-0834.

A Gerente da Vigilância em Saúde, Rosana Bretas, ressaltou a importância dessas ações para eliminar a proliferação do mosquito e reduzir os índices no LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti. Ela também destacou os desafios enfrentados em locais de difícil acesso, onde a utilização do drone é fundamental para identificar os focos e orientar medidas adequadas de combate ao mosquito.

A atual administração reforça a importância da vigilância constante em imóveis, buscando ativamente por criadouros do mosquito. Pequenos recipientes, como tampas de garrafa, podem se tornar locais para a fêmea depositar seus ovos, por isso é fundamental manter-se alerta e cuidar do ambiente.