Agricultura Sustentável na Bacia do Rio São Francisco: Capacitação em Manejo de Irrigação impulsiona o Desenvolvimento Regional

A Prefeitura de Buritizeiro, em colaboração com o Comitê da Bacia do Rio São Francisco e com o apoio da Agência Peixe Vivo, realizou nos dias 17 e 18 de outubro um curso de capacitação em manejo de irrigação para agricultores usuários da Bacia do Rio São Francisco. O curso foi ministrado pela empresa Água e Solo, através do engenheiro agrônomo e consultor da empresa, Altamirano Lordello Neto, nos módulos teórico e prático.

O principal objetivo desse treinamento é aprimorar o manejo eficiente e sustentável da irrigação, com foco na redução dos custos de produção e na utilização responsável da água. Isso será alcançado através do dimensionamento adequado dos sistemas de irrigação, combinando aulas práticas e teóricas em sua carga horária.

A coordenadora técnica da Gerência de Integração da Agência Peixe Vivo, Ohany Vasconcelos Ferreira, explicou que o projeto teve início no ano passado e beneficiará 12 municípios. "Em 2022, foram percorridas quatro cidades, e neste ano serão mais oito. O CBHSF espera que até o final da ação, apenas em 2023, 240 irrigantes estejam capacitados nas quatro regiões fisiográficas da bacia", esclareceu Ohany.

Fruto de uma parceria entre o CBHSF, a EMATER-MG e a Prefeitura Municipal de Buritizeiro, a capacitação superou as expectativas. O engenheiro agrônomo e gerente de Meio Ambiente do município, Alexandre Gomiero, ressaltou: “Um curso como este proporciona aperfeiçoamento aos pequenos agricultores, ensinando novas técnicas de irrigação para aumentar a produtividade com sustentabilidade, preservando o meio ambiente. E muitos não teriam condições financeiras de pagar uma capacitação nesse nível. Parabéns ao Comitê pela sensibilidade de trazer este curso para nosso município”.

Este curso representa um importante passo para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos e o fortalecimento da segurança alimentar dos agricultores da Bacia do Rio São Francisco.