Escolas de Buritizeiro recebem kits de higiene e comunicação para apoio no retorno seguro às aulas

Ascom/Buritizeiro

Após um longo período com escolas fechadas e ensino remoto, gestores, professores e alunos estão se preparando para a volta às aulas e conviência no ambiente escolar. Para apoiar esse retorno, 11 escolas do município de Buritizeio (MG), irão receber um reforço para retomar o ensino presencial de forma segura, com foco na prevenção e controle do coronavírus. A ação faz parte do Projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido Brasileiro, uma iniciativa do  Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros, realizada junto com a Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil).

Cada escola receberá dois Kits, um de higiene (incluindo higiene menstrual) e EPIs, e um Kit com materiais educativos. O Kit de higiene e EPIs é composto por 200 absorventes íntimos, 150 sabonetes em barra, 30 litros de sabonete líquido, 40 litros de álcool em gel 70%, 100 máscaras de proteção facial (de tecido), um totem com dispenser para álcool gel, e/ou uma estação móvel de lavagem de mãos.

Já o Kit com materiais educativos é composto por cartilhas sobre menstruação, cartelas adesivas, folhetos e cartazes com mensagens lúdicas, atrativas e com uma linguagem acessível para promover a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do retorno e convivência seguros no ambiente escolar. Ao todo, serão contempladas 42 escolas municipais de Minas Gerais.

“É uma excelente iniciativa esta parceria, entre a Prefeitura de Buritizeiro, a UNICEF e a AVSI Brasil preparando as escolas para o retorno presencial das aulas. A entrega dos kits de higiene, que poderão ser utilizados no ambiente interno das escolas, é uma forma de apoio necessária para que possamos fazer a educação acontecer com toda a segurança e prevenção à Covid-19. Os alunos estão nesse momento imersos em um cenário escolar diferente, sendo desafiados a uma nova forma de aprendizado, o remoto, mas estamos nos preparando para o retorno presencial das aulas.”, disse o secretário de Educação, Iury Barbosa.

O projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido é parte da estratégia do UNICEF para resposta à pandemia no Brasil, que visa garantir a continuidade dos serviços essenciais às crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, higiene e proteção em territórios mais vulneráveis. Saiba mais em www.unicef.org.br.