Panfletagem do dia contra a violência do idoso conscientiza a população

Ascom/PMB
O mês de junho também é marcado pela campanha “Junho Violeta”. Devido a isso, a Prefeitura de Buritizeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda – Sedest e de todos os setores ligados pasta, como Cras, Creas, Sine, AABB Comunidade, Padaria Comunitária, dentre outros, se reuniram para realizar uma panfletagem, no dia 15/06, “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”.
A ação aconteceu na avenida principal da cidade, Manoel Joaquim de Melo, tendo como objetivo alertar e conscientizar a sociedade a respeito das situações de violência contra a pessoa idosa, fato que ocorre constantemente. Os panfletos foram distribuídos com orientações abordando a temática do combate à violência contra a melhor idade, e fortalecendo o disk denúncia e os telefones disponíveis através dos serviços oferecidos pelo o município.
Na data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, os olhos da sociedade se voltam para a situação em que vive essa parcela da população que, segundo dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa 10% do total dos brasileiros. São cerca de 18 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e a cada ano mais de 600 mil ingressam nessa faixa etária. A estimativa do IBGE é de que em 2030 esse número chegue a 30 milhões.
De acordo com o secretário de Saúde, Sinvaldo Alves, as denúncias podem ser feitas pessoalmente ou por telefone, com identificação do denunciante ou não. Após a denúncia ser feita, a secretaria preenche uma ficha com a descrição da denúncia. “A partir desse momento, realizamos uma visita inicial para apurar os fatos e fazer uma avaliação das condições em que esta pessoa vive. Nesse momento, procuramos entrar em contato com a família, e fazemos os questionamentos necessários”, ressaltou.
A Secretaria de Saúde – SMS está localizada na avenida Manoel Joaquim de Melo,  345, no centro. O telefone é o  (38) 3742-2692.