Prefeitura de Buritizeiro Celebra o Primeiro Aniversário do Programa Descubra

A Prefeitura de Buritizeiro comemorou, na Câmara Municipal, o primeiro aniversário do Programa Descubra, uma iniciativa que visa oferecer qualificação profissional a jovens de 14 a 21 anos em situação de vulnerabilidade. O evento contou com a presença de diversas autoridades, destacando-se o Prefeito Pedro Braga, o Prefeito de Pirapora, Alex César, a Vice-Prefeita Anamaria Burle, o Presidente da Câmara Municipal de Buritizeiro, Sidney Villa Real, o Presidente da Câmara Municipal de Pirapora, Maurisin, o Secretário William Laranjeira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Emprego e Renda de Pirapora, Hélio Júnior, e a Promotora Ana Flávia Amorim.

O Programa Descubra é fruto do Acordo de Cooperação Técnica nº 082/2019 e envolve 11 órgãos e instituições. Seu objetivo principal é proporcionar oportunidades de qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles em medidas socioeducativas, acolhimento institucional ou resgatados do trabalho infantil. Entre as entidades participantes estão o SENAI Pirapora, SEST SENAT Pirapora, SEBRAE, Minasligas, Liasa e Grupo Rima, além das prefeituras de Pirapora, Jequitai e Buritizeiro.

O Programa Descubra foi implantado com o propósito de ampliar as perspectivas de inclusão para adolescentes e jovens que enfrentam desafios socioeconômicos. Desde sua adesão em maio de 2022, os municípios de Buritizeiro, Jequitaí e Pirapora têm trabalhado em conjunto, fortalecendo as ações do programa por meio do Comitê Interinstitucional local. Esta celebração do primeiro ano do programa representa um passo significativo na promoção da educação e qualificação profissional para a juventude em situação de vulnerabilidade na região.