Prefeitura de Buritizeiro comemora o sucesso do Arraial dos Buritis 2023

Ascom/PMB
O Arraial dos Buritis 2023 deixou uma marca inesquecível como mais uma grande celebração do município, reunindo alegria, tradição e diversão em uma festa memorável para toda a comunidade. Foram quatro noites de festa, do dia 08 a 11 de junho, com atrações animadas, segurança reforçada e uma gastronomia deliciosa. O evento atraiu uma multidão ao Espaço de Eventos (antiga estação) em Buritizeiro. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, o arraial proporcionou momentos inesquecíveis de diversão e celebração para todos os presentes.
O circuito da festa se transformou em um cenário que valoriza as raízes culturais do município, com uma decoração impecável que trouxe como tema "Arraiá do Sertão". O céu foi enfeitado por bandeirolas, balões coloridos e flores exuberantes, além de prestar uma profunda homenagem aos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A entrada contava com um charmoso letreiro com fitas coloridas e um totem todo trabalhado em chita. Cada detalhe da decoração foi cuidadosamente planejado para transmitir a atmosfera única e especial dessa celebração, despertando sentimentos de felicidade e encanto em todos os presentes.
E para repor as energias dos quatro dias de festa, as barracas enfeitadas ofereceram um cardápio repleto de tradição, com uma variedade de comidas típicas, como caldão, milho verde, tropeiro, galinhada e muito mais. A competição para eleger a barraca mais bonita estava acirrada, levando em consideração outros requisitos. A criatividade e o capricho dos participantes se destacaram, elevando a experiência dos visitantes a um patamar ainda mais especial. Outro espaço bem movimentado, foi o dos brinquedos infláveis, que ofereceu descontração e alegria para a criançada.

A programação contou com a presença de grandes artistas, garantindo um repertório dançante que animou o público presente. Bandas locais e regionais, como Anjos, Ministério Cantares, Jhony Lemos, Dinil Rios, Carlos Araújo, Cristiano Silva, Leoni Ferraz, Juninho Hits, Jair Rodrigues e Safadinhos do Forró, prepararam o terreno para as bandas nacionais, incluindo Padre Alessandro Campos, Barões da Pisadinha, Felipe Araújo, Caviar com Rapadura, João Moreno e Mariano, Israel e Rodolffo, Forró dos Plays, Juliana do Bonde, e o cantor Amado Batista, que encerrou o evento.
Durante os quatro dias de festa, as Secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, garantiram todo o suporte do evento, a de Saúde esteve presente para fornecer assistência médica, enquanto os setores de Tributação e Vigilância em Saúde realizaram fiscalizações. O Conselho Tutelar de Buritizeiro desempenhou um papel importante, orientando os barraqueiros e comerciantes sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores e a presença de menores desacompanhados dos pais ou responsáveis no circuito do Arraial. A Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Defesa Civil, equipe de brigadistas e seguranças particulares trabalharam em conjunto para garantir a segurança de todos os participantes.
Segundo o 1º Tenente João Lopes da Silva Neto, Comandante da 261ª Cia da Polícia Militar de Buritizeiro, o evento foi um sucesso. "Todo o planejamento que realizamos nos quatro dias de evento deu certo. Não tivemos ocorrências vultosas, como furtos ou crimes violentos. No entanto, nos deparamos com algumas ocorrências corriqueiras, como brigas, lesões, mas todas foram contidas e resolvidas. É válido ressaltar que efetuamos algumas prisões de flanelinhas que estavam agindo de má fé fora do circuito, fingindo ser funcionários da prefeitura e cobrando valores exorbitantes para cuidar dos carros estacionados em via pública. Essa quadrilha foi detida e levada à delegacia. Os policiais ficaram atentos a tudo, mantendo o controle total dos incidentes. Contamos com o auxílio da 11ª Cia PE de Montes Claros e da 14ª RPM de Curvelo", disse o tenente João Lopes da Silva Neto.
Rubens Martins, autônomo de Belo Horizonte, e Marta Siqueira, autônoma de Várzea da Palma, estavam encantados com o Arraial. Rubens elogiou a beleza da decoração, tirando várias fotos para guardar de recordação, enquanto Marta ficou maravilhada com a organização impecável do evento e a escolha acertada das bandas. Ambos estavam determinados a aproveitar ao máximo a festa, dançando, cantando e se emocionando com os artistas maravilhosos.
“A alegria do sucesso está estampada no meu rosto, prefeito Pedro Braga, e no rosto do vice-prefeito, Marcelo Osório. Fizemos questão de cumprimentar o público que compareceu nos quatro dias de festa. Com muita gratidão, reconhecemos a visibilidade e o reconhecimento que nossa cidade conquistou graças ao sucesso do Arraial. Sem vocês, o público, esse evento não teria sido possível. Estamos extremamente felizes com os resultados positivos que alcançamos. Espero de coração que todos tenham gostado da festa. O nosso sentimento é de gratidão a todos, às secretarias envolvidas, à Ascom, aos barraqueiros, à segurança do evento e, em nome da Polícia Militar, agradeço a todos. Enfim, minha gratidão a todos os envolvidos. A festa foi linda e ficará marcada como mais um grande Arraial dos Buritis”, disse o prefeito, Pedro Braga.