Prefeitura de Buritizeiro discute sobre o Selo de Inspeção Municipal

Ascom/Buritizeiro.

O Selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi tema da Palestra, na noite da última quinta-feira (17/02) na Câmara Municipal de Buritizeiro, que contou com as presenças do prefeito Pedro Braga, do vice-prefeito Marcelo Osório, de secretários, vereadores, empresários e produtores rurais.

A proposta do SIM proporcionará o controle de qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, queijo, ovos, mel e doces, oriundos do agronegócio da região. Dentro deste propósito, ainda monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização e certifica os produtos e derivados com selo de garantia. Além disso, o SIM também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, garantindo o SIE (Selo de Inspeção Estadual) e o SIF (Selo de Inspeção Federal), o que os formaliza como empresários da área urbana e rural.

Jaqueline Lau, coordenadora do SIM no município, explicou sobre a valorização do produto e da história de quem produz. “Será a segurança que cada produtor precisa. A partir do momento em que a sua produção estiver com o Selo, é a garantia de valorização e sequência da sua história. Precisamos expandir as produções. Além de vender para o município, o produtor precisa ter garantias de que o produto será vendido em outra cidade pelo mesmo valor que foi comprado. Só assim, vamos tornar os nossos produtores, referência do SIM em nossa cidade”. Detalhou a coordenadora.

Para o prefeito Pedro Braga, o Serviço de Inspeção Municipal representa a importância das ações municipais voltadas para a formalização de novas agroindústrias. “Iniciativas como essas influenciam na geração de empregos, na capacitação de profissionais, no desenvolvimento econômico e principalmente na comercialização de produtos com maior segurança sanitária e qualidade para os consumidores”. Projetou o prefeito.