Prefeitura de Buritizeiro Intensifica Ações no Combate à Seca na Zona Rural do Município

Com a intensificação da estiagem, as comunidades rurais de Buritizeiro enfrentam um sério desafio: a queda no abastecimento de água, muitas vezes com reservatórios cada vez mais limitados. Em resposta a essa situação preocupante, a Prefeitura Municipal, por meio da Defesa Civil, está intensificando suas ações para atender às necessidades emergenciais.
Uma das principais iniciativas é a Operação de Transporte e Distribuição de Água Potável (TDAP), realizada por meio de caminhões-pipa, que levam água de casa em casa nas áreas rurais. Além disso, o Governo Federal enviou 325 cestas básicas para serem entregues às famílias afetadas por essa seca, ação que está sendo executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest).
Essa operação está em curso desde novembro do ano passado, mesmo diante das chuvas irregulares. A "Operação Pipa" tem garantido o abastecimento de água em praticamente toda a área rural do município. Até o mês de fevereiro, aproximadamente 1300 pessoas eram atendidas com água potável. No entanto, com a falta de chuvas, as ações foram intensificadas ainda mais.
Atualmente, dois caminhões-pipa estão em operação, com um terceiro sendo providenciado para aumentar a capacidade de atendimento. Esses veículos realizam, em média, três viagens diárias, de segunda a sexta-feira, cobrindo toda a zona rural. Em caso de emergências, também estão disponíveis para atendimento aos sábados e domingos. Em média, são distribuídos cerca de 200 mil litros de água potável para o consumo humano por semana, totalizando cerca de 800 mil litros por mês.
A escassez de chuvas já era esperada para esse período, marcado por baixos índices e irregularidade pluviométrica. As consequências da falta de água são sentidas na perda das lavouras, na diminuição da qualidade e quantidade de pastagens, afetando o bem-estar dos animais e prejudicando a produção agropecuária.
Recentemente, Rodrigo Cardoso, coordenador da Defesa Civil, participou do "Seminário Estadual de Resiliência à Seca", em Januária (MG), onde discutiu estratégias para enfrentar essa crise. Ele destacou a importância das ações realizadas em Buritizeiro, como a distribuição de cestas básicas e a Operação Pipa, para garantir o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades rurais.
Essas medidas são fundamentais para enfrentar os desafios impostos pela seca e garantir que as famílias tenham acesso a recursos essenciais, mesmo diante das adversidades climáticas.