Prefeitura de Buritizeiro Promove 3ª Conferência Municipal de Cultura e 1º Encontro Municipal de Turismo

A Prefeitura de Buritizeiro promoveu com sucesso a 3ª Conferência Municipal de Cultura e o 1º Encontro Municipal de Turismo, demonstrando seu compromisso com a valorização da cultura e a inclusão democrática na cena artística. O evento, realizado no auditório da Fundação Educacional Caio Martins, contou com o apoio dos Conselhos de Política Cultural e Patrimônio Cultural, e reuniu uma variedade de autoridades, representantes da sociedade local, artistas, líderes culturais, estudantes e cidadãos dedicados à missão de fortalecer a cultura e garantir um acesso equitativo à arte e à expressão.
A temática central da conferência, "Democracia e Direito à Cultura", refletiu o compromisso de promover a participação ativa na construção cultural do município. O evento se estruturou em torno de seis eixos temáticos, seguindo as diretrizes do Ministério da Cultura, com o intuito de debater questões culturais específicas da região e formular propostas que possam contribuir para o Plano Nacional de Cultura.
Um dos destaques do evento foi a palestra "Abordagem do Turismo para o Desenvolvimento Econômico Municipal", conduzida pelo gestor e turismólogo do IGR – Circuito Guimarães Rosa, Marco André Malaquias . Essa palestra ressaltou a importância do turismo como uma ferramenta fundamental para o crescimento econômico da cidade, enfatizando seu potencial para atrair visitantes e impulsionar a economia local.
Além das discussões e palestras, o evento apresentou uma série de performances culturais, com a participação de grupos locais como a Folia de Reis, Estrela Guia e as Pastorinhas, bem como alunos da Escola Municipal Boaventura Correa de Melo e uma encantadora apresentação da talentosa bailarina Giovanna Fagundes, do Estúdio Cultural Buritis. Houve também uma exposição de artes, com obras dos artistas plásticos Fabrício Mota, Cissa Moraes, Paulo Terra e artesãos locais como Rubens Santana, Dalva Baioneta e Roney de Souza. Essas apresentações ressaltaram a riqueza da expressão artística na região, enriquecendo ainda mais o evento.
O evento também proporcionou uma oportunidade para discutir a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) como um mecanismo de participação social, com o objetivo de garantir a participação democrática e receber contribuições para a sua implementação em Buritizeiro. Esta lei visa fornecer apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios para garantir ações emergenciais voltadas para os setores culturais impactados diretamente pelas medidas de restrição impostas pela Covid-19.
O vice-prefeito Marcelo Osório enfatizou que a realização dessas conferências reflete o compromisso da Prefeitura de Buritizeiro com a promoção da cultura e o reconhecimento de seu valor na construção da identidade da cidade. Além disso, ele destacou que o evento representa o esforço conjunto de diversos setores da sociedade para fortalecer a cena cultural local e garantir o acesso à cultura para todos os cidadãos.