Prefeitura de Buritizeiro realiza a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social para fortalecer o SUAS

Ascom/PMB

Na última sexta-feira, dia 14/07, a Prefeitura de Buritizeiro promoveu com sucesso a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos". O evento, realizado no salão de reuniões da Câmara Municipal de Buritizeiro, contou com a presença ativa do público, que participou de discussões relevantes e apresentou propostas para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.

A conferência teve início com a leitura do regimento interno, conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juneo Boas. Esse momento foi crucial para estabelecer as regras e diretrizes que nortearam as atividades do evento, garantindo uma participação democrática e organizada de todos os presentes.

Em seguida, a palestra magna, mediada pela psicóloga e coordenadora do departamento de Assistência Social da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, Layla Tatiane, trouxe insights valiosos sobre a reconstrução do SUAS. Layla abordou a importância de reavaliar e aprimorar o sistema para atender às demandas e necessidades da população de forma mais efetiva e inclusiva.

Durante a conferência, o público foi dividido em grupos de trabalho, permitindo uma abordagem aprofundada dos eixos temáticos previamente estabelecidos. Essa dinâmica proporcionou debates ricos e a troca de experiências entre os participantes, resultando em conclusões relevantes que servirão de base para aprimorar as políticas de assistência social em Buritizeiro.

No encerramento do evento, foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Regional de Assistência Social. Essa seleção é fundamental para garantir que as vozes e ideias dos cidadãos de Buritizeiro sejam levadas adiante, contribuindo para a construção de políticas sociais mais abrangentes e eficientes na região.

A realização da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social em Buritizeiro é um reflexo do compromisso da prefeitura em promover a participação cidadã e buscar soluções efetivas para a melhoria dos serviços de assistência social. O município reafirma seu empenho em fortalecer o SUAS e oferecer um atendimento de qualidade à população, visando o desenvolvimento baseado no bem-estar social e na inclusão de todos os cidadãos.

Juneo Boas, Conselheiro Municipal de Assistência Social, ressaltou a importância desse espaço de diálogo para discutir os anseios da população e avaliar as ações realizadas até o momento. Ele enfatizou a necessidade de levantar novas propostas e ideias para o avanço do município, reforçando o compromisso do estado em participar ativamente da construção de uma política de assistência social mais justa e igualitária.

Com a participação ativa da comunidade e o engajamento dos gestores públicos, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social representa um passo importante na busca por uma sociedade mais solidária, inclusiva e voltada para o bem-estar de todos os cidadãos de Buritizeiro.