Prefeitura de Buritizeiro retoma as cirurgias de catarata

Ascom/Buritizeiro

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é atender todos os casos que necessitam dos procedimentos

Uma doença que atinge mais de 25% da população brasileira e afeta o cristalino (a lente) do olho, deixando a visão deficiente, meio opaca, e podendo até mesmo levar à cegueira. Diante dessa informação, a Prefeitura de Buritizeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS fechou o convênio com o Centro Oftalmológico Montesclarense retornando com as cirurgias de cataratas. O procedimento será feito nos pacientes da área urbana e  também da área rural.

As cirurgias estavam suspensas desde o início da pandemia, em 2020. Com a retomada, os pacientes que estavam com o encaminhamento, serão priorizados, porém, é necessário aguardar o contato do agente de saúde, pois só através da UBS, a sua cirurgia será agendada.  As viagens são feitas todas as terças e quintas-feiras. São encaminhados 12 pacientes por viagem, com acompanhante, além da presença de uma técnica em enfermagem que acompanha toda a viagem. É importante frisar, que os pacientes farão a cirurgia de um olho, no primeiro momento, e retornam depois de um período para fazer o segundo olho.

“Os pacientes são transportados pelo ônibus do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio São Francisco – Cismesf, que sai bem cedo, para chegar a tempo da primeira consulta marcada às 9hs. Durante a espera, os pacientes recebem um café reforçado, lembrando que não há necessidade de estar em jejum para fazer a cirurgia. Pelo fato de se tratar de um procedimento rápido, os pacientes são liberados por volta do meio-dia, horário que retornam para Buritizeiro”, explicou a coordenadora de regulação, Lilian Danielly Miranda.

Segundo o Secretário, Sinvaldo Alves, a retomada das cirurgias é importante para o município. "Esse processo é muito aguardado pela população que espera a realização da cirurgia, com a retomada dos procedimentos e aceleração da vacinação contra a Covid-19, podemos atuar de forma ainda mais segura diminuindo a demanda", afirmou o secretário.