Programa Brasil Mais Cooperativo vai fortalecer a comercialização da produção agropecuária em Buritizeiro

Ascom/Buritizeiro.

Na manhã da última quinta-feira (17/02), a Prefeitura de Buritizeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), reuniu-se com o representante da empresa Rural Consultoria e com os gestores da Saúde, Educação, Emater e do legislativo . O objetivo foi discutir sobre o programa, lançado pelo Ministério da Agricultura, “Brasil Mais Cooperativo”, através da Anater – Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

A iniciativa visa a ampliação da aquisição de alimentos da agricultura familiar, por meio das políticas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Alimenta Brasil (PAB), fornecidos por empreendimentos do setor.

Diante de um estudo feito pela Anater, constatou-se que 53 municípios localizados no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, estão com um déficit nas compras dos alimentos oriundos da agricultura familiar, e Buritizeiro é um deles. Devido a isso, a Anater abriu uma chamada pública, para selecionar uma empresa, que fosse responsável por assessorar os municípios gratuitamente, durante um ano, auxiliando na elaboração do edital de chamada pública, na capacitação com a nutricionista e na assistência técnica ao produtor rural, dentre várias outras demandas.

A empresa contratada por essa consultoria e assessoria, é a Rural Consultoria. Para o secretário-adjunto da Sedet, Vitor Mallard, a assistência técnica é fundamental para a proposta do programa .  “A presença da Rural Consultoria será de extrema importância para nós, e aqui, falo por todas as pastas envolvidas. A compra institucional qualifica a oferta da alimentação escolar com produtos saudáveis e alimenta uma quantidade significativa de cidadãos, muitas vezes, em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de aquecer a economia local”,  Pontuou Vitor Mallard.