XII Caminhada de Conscientização pela Proteção de Crianças e Adolescentes contra o Abuso e a Exploração Sexual.

Mobilização Emocionante em Buritizeiro pela Proteção de Crianças e Adolescentes contra o Abuso e a Exploração Sexual
Ascom/Buritizeiro
No último dia 18 de maio, em Buritizeiro, foi celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com uma comovente mobilização. A XII Caminhada de Conscientização, organizada pelo Conselho Tutelar em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Educação e Saúde, trouxe um sentimento de união e determinação para proteger nossas crianças e adolescentes.

A atmosfera estava carregada de emoção enquanto o evento percorria as ruas da cidade. A presença do Legislativo, das polícias Militar e Civil e das escolas municipais e estaduais reforçou a importância da luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. O apoio e engajamento de todos os setores da sociedade demonstraram que a proteção das nossas crianças vai além de uma única data, sendo uma batalha diária.

A presidente do Conselho Tutelar, Hélia Cássia Gomes, enfatizou a importância de observar o comportamento das crianças e desenvolver uma relação de confiança para identificar possíveis situações de anormalidade. Ela ressaltou a necessidade de os pais e responsáveis conversarem abertamente com seus filhos desde cedo, explicando sobre suas partes íntimas e orientando-os a relatar qualquer tentativa de abuso. O conhecimento sobre o próprio corpo é uma poderosa arma na prevenção desses crimes.

As escolas participantes desempenharam um papel fundamental na conscientização, exibindo cartazes com frases impactantes e realizando um apitaço, enquanto entoavam uma frase que ecoou nos corações dos alunos do programa AABB Comunidade: "Xô, xô, xô, sai pra lá, ninguém vai tocar no meu corpinho". Esse grito de guerra emocionante chamou a atenção de todos que pararam para ouvir, fortalecendo o propósito da caminhada.

O prefeito Pedro Braga expressou sua determinação em proteger nossas crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. Ele enfatizou que essa luta não se restringe a uma data específica, mas deve ser travada diariamente. A Prefeitura de Buritizeiro, em parceria com o Conselho Tutelar, está comprometida em unir todas as esferas da sociedade nessa batalha, que é de todos nós.

A mobilização em Buritizeiro foi marcada pela emoção e pela conscientização, deixando claro que a proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva. Antes de encerrar o evento, autoridades, alunos e representantes da sociedade realizaram um ato simbólico na praça das Mangueiras, onde "plantaram" flores símbolo da campanha, confeccionadas pelos alunos das escolas participantes. Frisou-se a necessidade de agirmos com coragem, denunciando qualquer forma de abuso e exploração sexual, e garantindo que nossas crianças cresçam em um ambiente seguro e protegido. Unidos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor para as gerações que virão.