NOTÍCIAS RELACIONADAS
"Harmonizando Destinos: Projeto Musicalização Transforma Vidas e Tece Esperança para moradores da parte alta de Buritizeiro"

Numa sinfonia de solidariedade, a Associação Som dos Buritis, em sinergia com a Associação dos Moradores do bairro Bandeirantes e a Prefeitura de Buritizeiro, está desencadeando uma onda de transformação nas comunidades carentes que pertencem à parte alta da cidade. O palco desta iniciativa inspiradora é o projeto de musicalização “Som dos Buritis”, uma ação à inclusão, especialmente dedicada às crianças em situação de vulnerabilidade.
As aulas acontecem na Escola Municipal Maria Geralda, localizada no bairro Bandeirantes. O projeto ilumina as vidas de aproximadamente 30 crianças, divididas entre duas turmas, vespertino e matutino, que se encontram todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Nas mãos de três maestros dedicados - Julyard Mykely, Anne Gomes e Samuel Félix de Souza - as aulas de flauta, escaleta e percussão se transformam em notas de esperança e oportunidade.
Mas o projeto vai além da música, como uma partitura que abraça múltiplos compassos sociais. Educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos, inclusão social, combate à pobreza: todas essas notas compõem a melodia do projeto “Som dos Buritis”. O compromisso é ir além, atendendo às necessidades fundamentais das crianças e orquestrando mudanças positivas em suas vidas.
O maestro Julyard Mykely, regendo com paixão e propósito, destaca o poder transformador da música. Para ele, a melodia é mais do que um simples arranjo de notas; é uma ferramenta de inclusão que resgata a alegria, projeta futuros para as crianças, integra os adolescentes e faz de cada indivíduo um ser social. "A música é libertadora", ecoa, criando acordes de esperança que reverberam nos corações daqueles à margem da sociedade.
Em meio a essa composição social, o prefeito Pedro Braga entoa palavras de apoio, reconhecendo a importância vital do projeto para o crescimento físico e intelectual das crianças. Para ele, a administração 'Buritizeiro Um Novo Destino' está comprometida em ser uma harmonia constante de apoio, pois a inclusão é a trilha sonora que conduz à verdadeira transformação.
O projeto musicalização é uma sinfonia inspiradora, onde a arte, especialmente a música, se torna uma força motriz para mudanças sociais significativas. Nessa peça maestra de cooperação entre a sociedade civil, entidades locais e o governo, estamos construindo juntos um futuro mais inclusivo e promissor para todos. Que essa melodia de solidariedade ressoe por toda a cidade, tecendo laços de esperança que transcendem as barreiras da desigualdade.