Parceria pioneira entre Empresa Paranaíba e Associação de Catadores busca impulsionar economia e sustentabilidade em Buritizeiro

Ascom/PMB

Na última sexta-feira, dia 14/07, a Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Buritizeiro realizaram uma reunião de extrema importância com representantes da renomada empresa Paranaíba Construtora. Especializada na construção de linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão, a empresa traz uma iniciativa inovadora e voltada à responsabilidade social, considerando suas operações em Buritizeiro e em outros estados.

O acordo firmado nesta parceria é pioneiro e envolve capital brasileiro, chinês e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Seu principal objetivo é criar ações sociais que fortaleçam a Associação de Catadores local, proporcionando melhores condições de trabalho e impulsionando a economia da região por meio da valorização da reciclagem e do manejo adequado dos resíduos sólidos.

Uma das principais iniciativas da Empresa Paranaíba nesse projeto social é a construção e fornecimento de equipamentos para um novo galpão da Associação de Catadores. Essa ação vai muito além da estrutura física, uma vez que a Prefeitura de Buritizeiro também assumiu um papel essencial no projeto. Sua missão será desenvolver ações de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva e do descarte adequado de resíduos, fortalecendo assim a sustentabilidade socioambiental na região.

O SAAE, por sua vez, comprometeu-se a oferecer treinamentos e capacitação para as catadoras, com o objetivo de aprimorar suas habilidades e proporcionar oportunidades de crescimento profissional. Essa ação conjunta visa elevar o nível de atuação da Associação de Catadores, melhorando suas condições de trabalho e, ao mesmo tempo, promovendo ações de preservação ambiental em Buritizeiro.

A reunião contou com a participação de representantes-chave para o sucesso do projeto. Pela Prefeitura, estiveram presentes a secretária de Planejamento, Paola Ramos, e o diretor do SAAE, Romeu Pereira. Representando a empresa Paranaíba Construtora, estavam o diretor técnico, João Batista, o engenheiro de campo, Ângelo Neto, o departamento ambiental, Luiza Martins, o responsável pela linha de transmissão, Ricardo Andrade, e o responsável pelas subestações, Ronaldo Coelho.

Essa parceria inédita entre a Empresa Paranaíba e a Associação de Catadores de Buritizeiro representa um grande avanço para a região, unindo forças para promover ações sustentáveis, socialmente responsáveis e economicamente viáveis. Com esforços conjuntos, acredita-se que a valorização da reciclagem e a educação ambiental levarão a um futuro mais próspero e sustentável para todos os cidadãos de Buritizeiro.