NOTÍCIAS RELACIONADAS
Prefeitura de Buritizeiro Realiza Primeira Reunião do Comitê de Gestão Colegiada para Cuidado e Proteção de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência

Na quinta-feira, 10 de agosto, a Prefeitura de Buritizeiro deu um passo importante ao sediar a primeira reunião do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. Um dos principais focos dessa reunião foi a implementação da escuta especializada no âmbito municipal.

Este Comitê reúne diversos agentes engajados na segurança e bem-estar da infância e adolescência, com o objetivo de prevenir a revitimização e combater a violência direcionada institucionalmente a crianças e adolescentes que passaram por situações de violência ou foram testemunhas desses eventos. Suas responsabilidades incluem a coordenação estratégica, a integração social, o planejamento conjunto, o acompanhamento diligente e a avaliação contínua das ações realizadas pela rede intersetorial.

O cerne do trabalho desse Comitê é a proteção e preservação dos direitos das crianças e adolescentes em todas as circunstâncias. Além das funções anteriormente mencionadas, o Comitê terá um papel ativo na definição de fluxos de atendimento eficazes, assegurando uma melhoria constante na integração e harmonia entre diversas entidades e setores envolvidos na proteção desses jovens.

Este encontro marcante reflete o compromisso da Prefeitura de Buritizeiro em garantir um ambiente seguro e protetor para as crianças e adolescentes da região, demonstrando uma abordagem abrangente e coordenada para lidar com questões sensíveis e vitais para o bem-estar da próxima geração.