Semana Municipal da Luta Antimanicomial.

No período de 15 a 19 de maio, a Prefeitura de Buritizeiro, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveu a Semana Municipal da Luta Antimanicomial. O tema escolhido foi "Plantando a Esperança, reflorestando o Amanhã", definido pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental em prol da Luta Antimanicomial. O objetivo principal da semana foi promover um amplo debate sobre a necessidade de combater o estigma e o preconceito relacionados à saúde mental, assegurando os direitos das pessoas que enfrentam transtornos mentais.

Giselle Carneiro, coordenadora do CAPS, explicou que o tema convida a todos a serem resilientes na busca por dias melhores, afastando-se do aprisionamento mental. Mesmo em solo árido, a mensagem transmitida é de que é possível brotar flores, simbolizando a esperança que nunca deve ser perdida. A luta contínua visa garantir a cidadania dos usuários do CAPS e de seus familiares, que ao longo da história foram alvo de discriminação e exclusão social.

Durante a semana, diversas atividades foram realizadas para fortalecer os laços e conscientizar a comunidade sobre a importância da saúde mental. O CAPS organizou um café da manhã acompanhado de um dia da beleza, proporcionando momentos de cuidado e autoestima para todos os participantes. Além disso, foi organizado um emocionante passeio com os pacientes do CAPS de Buritizeiro e Pirapora até a cidade de Várzea da Palma, promovendo integração e solidariedade entre eles.

Outro momento marcante foi o piquenique realizado na praça do Córrego das Pedras, onde os pacientes e servidores puderam desfrutar de momentos de descontração, compartilhando alimentos, sorrisos e esperança. Foi uma oportunidade de reconectar-se com a natureza e fortalecer os laços afetivos, reforçando o sentimento de pertencimento e acolhimento.

E para enfatizar ainda mais essa luta, no dia 18/05, o dia que marca a Luta Antimanicomial, foi realizada uma blitz de conscientização na Praça do Ferro Velho, com panfletagem e esclarecimentos sobre a luta. Houve também uma tarde com música e atividades físicas com os profissionais e participantes do programa "Mexa-se".

E para finalizar a semana dedicada à luta, na sexta-feira, dia 19/05, o CAPS ofereceu um almoço especial para os servidores responsáveis pelo cuidado dos pacientes, como forma de reconhecimento ao trabalho árduo. O momento de descontração ocorreu no Sítio de Rubinho, embalado por música ao vivo, permitindo que recarregassem as energias e se sentissem valorizados, ressaltando a importância do seu papel fundamental no processo de recuperação e bem-estar dos pacientes.