Blitz Educativa em Combate à Dengue Mobiliza População de Buritizeiro

No último sábado, dia 24/02, a Prefeitura de Buritizeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vigilância Sanitária e Epidemiológica, promoveu uma Blitz Educativa de Combate à Dengue. A ação, que ocorreu na avenida Manoel Joaquim de Melo, próxima à praça do Ferro Velho, teve como objetivo conscientizar a população sobre as medidas necessárias para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como o vírus da dengue, febre chikungunya, febre amarela e zika vírus.

Durante o evento, equipes abordaram veículos e pedestres, distribuindo panfletos informativos contendo dicas e orientações cruciais sobre como evitar a reprodução do mosquito. A presença de água parada em ambientes propicia o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti, tornando esses locais focos de proliferação.

Ao término da blitz educativa, uma carreata percorreu as ruas, destacando informações e ações relacionadas à prevenção da proliferação do mosquito. O secretário de Saúde, Sinvaldo Alves, agentes de endemias, comunitários de saúde, vereadores e outros colaboradores da Secretaria participaram do trajeto.

A iniciativa visa mobilizar a comunidade e reforçar a importância da participação ativa de todos na prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. A colaboração da população é fundamental para manter o ambiente livre de criadouros e garantir a saúde coletiva.